quinta-feira, 21 de julho de 2011

Muita história e belas praias em João Pessoa

Muita história e belas praias em João Pessoa A Praia do Cabo Branco é uma das mais movimentadas de João Pessoa 
 
A capital paraibana desponta como um forte destino de turismo no Nordeste brasileiro. Em 2010, cerca de 3 milhões de turistas visitaram a cidade, segundo a Empresa Paraibana de Turismo. A conquista de um espaço no disputado mercado turístico está fazendo com que o governo municipal invista na qualidade de vida  como um dos maiores atrativos do lugar, além de revitalizar espaços e inaugurar obras dando ares modernos à cidade.
É fácil gostar de João Pessoa. A cidade ainda hoje guarda características de um pequeno e bucólico município, tanto pelas dimensões geográficas quanto pela simpatia e carisma de seus moradores. Os guias falam com orgulho da música popular do estado: o forró. Alguns até chegam a arriscar sinônimos  engraçados como “lustra fivela” ou “rala coxa”.
Seus 723 mil habitantes se empenham para fazer da cidade um lugar aconchegante para receber os visitantes. O turismo está entre as atividades que mais crescem e geram empregos. Mais de 15 mil pessoas trabalham no setor só em João Pessoa. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o turismo agrega 5,4 % da população empregada. No estado são mais de 47 mil pessoas.
Mar limpo/  A preocupação com a limpeza vai da areia ao alto mar. A beleza das piscinas naturais de Picãozinho atrai muita gente na baixa maré, principalmente na alta temporada. Um TAC (Termo de Ajuste de Conduta) prevê a limitação do acesso às piscinas naturais, garantindo a preservação dos corais localizados  a 1.850 metros da Praia de Tambaú.
O passeio pelas areias limpas da cidade é garantido desde a Praia do Bessa (última  em direção ao Norte) até a Barra de Gramame, de onde se tem uma vista encantadora da união entre o rio e o mar.
Música e artesanato na praia do Jacaré
Um passeio imperdível em João Pessoa é a praia de Jacaré, que na verdade é a margem do Rio Paraíba. Ao entardecer, as cores amarela e vermelha se entrelaçam no céu e refletem nas águas escuras do rio. Todos os dias, às 17h,  o músico e compositor paraibano Jurandy  executa o “Bolero de Ravel” com seu saxofone, fazendo o fundo musical para tornar o momento  inesquecível.
O espetáculo atrai moradores e turistas que lotam os vários bares à beira-rio. Para pegar uma boa mesa nos decks ou nos píeres, chegue cedo. Quem quiser curtir o show de um lugar mais calmo pode optar por um passeio de lancha por R$ 25. Embora os guias vendam a diversão como tendo 50 minutos, o passeio não dura mais do que 15 minutos.  No restante do tempo,  a embarcação fica parada perto dos bares para acompanhar o show de Jurandy.
Após o pôr-do-sol, prepare-se para as compras.  Na feirinha de artesanato é possível comprar bijuterias e outros artigos feitos de capim dourado, além de sapatos de couro, roupas e acessórios de algodão colorido e orgânico, redes, mantas, bolsas,  aviões e baús de conchas. Também há uma boa variedade de cachaças.
Tartarugas nas praias do centroO “Projeto Tartarugas Urbanas”  atua nas praias do Bessa e Intermares, área onde ocorre a desova da tartaruga de pente. Ao caminhar pelas praias é possível observar os ninhos desses animais.
A  população local garante a preservação.
Escritório de José Lins do RegoNo centro da cidade vale a pena conhecer a Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego, famoso escritor paraibano, autor de Fogo Morto. O espaço abriga  escolas de dança e música, exposições e cinema.  No local também está um museu que conta com uma réplica do escritório do autor, com sua escrivaninha e máquina de escrever. A cópia é tão fiel que alguns turistas afirmam que “até sentem a presença do escritor”.

Edgley Delgado/Divulgação/ Secretaria de Turismo de João Pessoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário