sexta-feira, 1 de julho de 2011

À descoberta da Ria Formosa!

A Ria Formosa possui uma enorme riqueza biológica e ecológica.
Considerada como Zona Húmida de Importância Internacional e classificada como Área Protegida, a Ria Formosa, em Faro, foi declarada uma das 7 Maravilhas  Naturais de Portugal, na categoria de Zonas Marinhas. Considerado um dos mais belos parques do Algarve, trata-se de uma área protegida pelo estatuto de Parque Natural, atribuído a 9 de Dezembro de 1987. Até esta data tinha estatuto de Reserva Natural, instituído em 1978.
Detentora de uma elevada sensibilidade ambiental, atendendo às excepcionais qualidades ambientais e paisagísticas de elevado valor científico, cultural, social e económico, a Ria Formosa possui uma enorme riqueza biológica e ecológica, albergando no seu interior espécies endémicas e raras. Trata-se, por isto mesmo, de uma zona de costeira singular. Com uma extensão de sessenta quilómetros, que vão desde o Ancão (Loulé) a Manta Rota (Vila Real de Santo António), ocupa uma superfície de cerca de 18.600 hectares, abrangendo partes dos concelhos de Loulé, Faro, Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António.
A Ria Formosa apresenta uma fisionomia bastante diversificada, muito devido aos canais formados sob a influência das correntes de maré, formando, desta feita, uma rede hidrográfica densa que possibilita idílicas paisagens, com dunas, ilhas e canais únicos.
Aqui pode encontrar um sem número de aves aquáticas, sendo o próprio símbolo do parque um caimão-comum, uma espécie rara que, em Portugal, se reproduz exclusivamente nestes lagos algarvios. Flamingos e águias de asa redonda, galinholas e guarda-rios são outras das espécies que aqui se pode observar. De salientar também o camaleão que, apesar de quase extinto na Europa, é ainda um habitante do parque. A nível botânico, a área é igualmente de grande interesse, em particular pela vegetação das zonas de duna e sapal.
A não perder!
Ilha Deserta
Impressionante pelo silêncio e tranquilidade, a Ilha Deserta é um vasto areal cercado pelas águas calmas e cristalinas da Ria Formosa e do Oceano Atlântico, sendo a única completamente desabitada do Parque Natural. Pertencente ao concelho de Faro, é lá que se situa o ponto mais a sul de Portugal Continental, o Cabo de Santa Maria. Também conhecida por Ilha da Barreta, este local é muito apreciado por todos aqueles que adoram contemplar a natureza no seu estado mais selvagem. As espécies características da Ria Formosa, encontram-se aqui no seu pleno.
Vale do Lobo
Este é já um espaço mais turístico, onde pode encontrar os melhores apartamentos e sumptuosas villas que, a juntar ao vasto oceano e às belíssimas praia, se torna do local ideal para passar férias. De salientar as falésias de cor avermelhada que, misturadas com o dourado da areia, se tornam numa paisagem de cortar a respiração. O Vale do Lobo é também favorecido pela Ria Formosa através da presença de fauna e flora particulares do parque.
Ilha da Armona
Para além da beleza única da sua praia e Ria Formosa, a localidade da Ilha da Armona é conhecido por ser um dos sítios mais tranquilos desta zona bastante concorrida, em particular durante a época balnear. Uma ilha de tradições e costumes, os quais podem ser comprovados através das pequenas casas e dos pescadores que, ao mar, vão buscar o seu sustento. Para além desta parte habitada da ilha, existe uma zona de cariz mais selvagem, onde é possível encontrar, por exemplo, camaleões e outros exemplares da fauna local.
Quinta do Lago
É sobre a Ria Formosa que sobressai a Quinta do Lago, toda ela envolvida por uma imensidão de pinheiros. Trata-se de um agradável aldeamento de ruas calmas e simpáticas casas que, para além de uma praia com um extenso areal, conta com incríveis dunas e uma riquíssima fauna e flora. Um local perfeito pela riqueza da paisagem e prestigiado pelo número de personalidades, nacionais e internacionais, sobejamente conhecidas que atrai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário