quinta-feira, 7 de julho de 2011

Na Arrábida, a bordo do “Évora”

Céu Coutinho
   
Este fim-de-semana, 9 e 10 de Julho, ainda pode aproveitar a iniciativa da Fábrica de Cimento Secil-Outão que abre as suas portas para visitas guiadas à fábrica e um passeio de barco com a serra no horizonte.
   
A bordo de um navio histórico
A Semana das Portas Abertas é uma iniciativa da Secil e da Ciência da Arrábida que convida a descobrir a serra da Arrábida. O programa compreende visitas guiadas às instalações da fábrica, às 10h e às 15h, e um percurso náutico no histórico barco Évora, a partir do cais da Secil, nas visitas da manhã.

O Évora é um navio de arquitectura romântica, construído nos estaleiros de Kiel, Alemanha, em 1931, com chapas recicladas dos tanques da I Grande Guerra Mundial. Foi adquirido pela CP nesse mesmo ano para assegurar a travessia Terreiro do Paço – Barreiro. Remodelado e reconvertido para passeios turísticos, o Évora navega agora na baía de Setúbal.

A cimenteira, que organiza estas visitas anualmente, tem um programa de recuperação paisagística e repovoamento florestal e zoológico da Fábrica Secil-Outão que deu origem à plantação de mais 900 mil plantas, criadas nas estufas da fábrica.
   
Serra mediterrânica
Verdadeira relíquia científica internacional, há quem chame à Arrábida, “um pedaço do Mediterrâneo no Atlântico”. Para proteger esta riqueza foi criado, em 1976, o Parque Natural. Desenvolve-se a oeste de Setúbal e estende-se por uma área de 10821 hectares. Nas arribas voltadas ao mar, do lado sul da serra, abundam praias de areias finas e águas transparentes. O Portinho da Arrábida é a mais famosa.

O relevo irregular e o solo calcário favoreceram o desenvolvimento de uma vegetação mediterrânica, o maquis. As matas do Solitário, Coberta e do Vidal são verdadeiros jardins botânicos ao ar livre, nalguns casos sujeitos a protecção especial. Medronheiros, aroeiras, adernos, urzes ou folhados são algumas das plantas mais em foco. Quanto à fauna aqui é possível encontrar espécies como o gato-bravo, a gineta, o saca-rabos, o texugo para além de uma significativa comunidade de aves.

Para ficar a conhecer parte deste património, faça a sua inscrição através do número verde 800 206 709 ou em www.secil.pt. Um autocarro gratuito para a fábrica parte do Parque das Escolas, em Setúbal, às 09h30 e às 14h30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário