quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Armação de Pera...

No agosto algarvio de todas as enchentes, procure-se a Arte Náutica no lado mais sossegado do vasto areal de Armação de Pera. Sabores e vistas de mar conjugam-se com a passarada da Lagoa dos Salgados. 
Desfaça-se antes de mais o preconceito. Sim, a praia de Armação de Pera atrai muita gente, mas ao longo dos seus mais de 2 km, basta combater o “instinto gregário” que é como quem diz, evite-se a zona central da praia, frente à vila, e tudo será diferente.
Haverá gente, mas não multidões, e em compensação um areal imenso e um mar caloroso.
E é na zona menos agitada da praia de Armação de Pera que fica o restaurante Arte Náutica que estende o talento a uma ementa a variar de acordo com as estações. E por estas alturas, o peixe e o marisco serão as escolhas mais acertadas.
Aos sabores simples da grelha juntam-se as clássicas receitas da cozinha tradicional portuguesa, com o requinte de um espaço integrado no Vila Vita Parc Hotel, que gere o espaço.
A versatilidade do espaço, a que se costuma chamar luxo informal tem outras ofertas, entre saladas frescas e snacks sofisticados por afinal é verão um tempo em que os horários são mais livres e menos condicionados ao almoço e o jantar.
Outro dos aliciantes é o terraço, contando também o parque de estacionamento à disposição dos clientes e a vista esplendorosa sobre o mar.
São aconselhadas as reservas, em especial ao jantar e no caso de grupos familiares ou de amigos mais numerosos. Para tal está disponível o telefone 282 314 875.
Um mundo indeciso entre a terra e a água
Ali bem próximo fica a Lagoa dos Salgados, situada nos antigos sapais de Pera, um dos locais mais visitados do Barlavento algarvio por inúmeras espécies de aves.
É um mundo indeciso entre a terra e a água, já que na lagoa existem manchas de vegetação emergente que servem de refúgio à passarada que por ali se passeia.
Aqui já foram recenseadas cerca de 140 espécies, entre elas o caimão, a garça-real, o flamingo e o zarro castanho que vê nesta Reserva um dos dois únicos locais do país para nidificar.
Nas dunas próximas a vegetação que as segura consegue criar uma sinfonia de cores, escondendo por vezes as asas trémulas do mergulhão-pequeno ou do perna-longa.
A lagoa dos Salgados situa-se no troço final das Ribeiras de Espiche e de Alcantarilha, um sistema ecológico bastante diversificado.
Alia a extensa Praia Grande, protegida por um cordão dunar particularmente desenvolvido a zonas húmidas com grande valor paisagístico.
Trata-se do sapal e a Lagoa dos Salgados, a que se juntam formações geológicas singulares como a duna fossilizada, património rural que inclui moinhos de vento, manchas de vegetação natural e até o pequeno pinhal de Alcantarilha.
Um mundo encantatório que nos remete para um dia relaxante com experiencias “para mais tarde recordar”.

Barlavento

Nenhum comentário:

Postar um comentário